O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou que tenha conversado com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), ou com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre o projeto de anistia para os suspeitos de tentativa de Golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta semana, o petista e os líderes do Congresso Nacional viajaram para a Ásia, onde passaram pelo Japão e Vietnã.

“Não conversei com o Hugo nem com o Alcolumbre, mas eu acho que anistia não é o tema principal neste instante. Tem muita coisa importante no Congresso Nacional que pretendo discutir. E é isso que quando eu voltar para o Brasil vou conversar com o Hugo e com o Alcolumbre.” Afirmou Lula.
O Projeto de Lei n° 5064, de 2023, do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), trata da anistia aos acusados e condenados pelos crimes definidos nos arts. 359-L e 359-M do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, em razão das manifestações ocorridas em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. Ora, o PL tramita na Câmara dos Deputados; contudo, o presidente da Casa tem demonstrado resistência em pautar o tema, assim como os líderes dos principais partidos do Centrão.
Fonte: BNews e Agência Câmara (com adaptações)