[ad_1]
O Ministério das Comunicações (MCom), sob comando do ministro Juscelino Filho, anunciou na última terça-feira (28) que fará uma vistoria técnica em 1.070 km de cabeamento para entregar internet à Região Norte. A ação tem como intuito identificar o estado de funcionamento dos cabos de fibra óptica instalados no leito de rios da região.
Segundo o governo federal, essa infraestrutura de rede está pronta para ser ativada levando conexão à internet em diferentes instituições públicas no trecho entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando pelas cidades de Autazes (AM), Itacoatiara (AM), Urucurituba (AM), Parintins (AM), Juruti (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Curuá (PA).
A visita dos técnicos do MCom tem como intuito vistoriar as instalações de toda infraestrutura da infovia, desde a caixa de ancoragem (que recebe o cabo subfluvial e conecta a fibra óptica à terra) até o contêiner onde fica hospedado o data center (espécie de central que irá distribuir a conexão ao município), assegurando o pleno funcionamento do serviço.
A embarcação responsável por transportar os vistoriadores deve partir de Manaus (AM) na quarta-feira da próxima semana (8) e chegar a Santarém (PA) em 18 de março. A duração estimada é de 11 dias, percorrendo ao todo 1.130 km nos locais que possuem os cabos implementados via subfluvial.
O cabo implantado no leito de rios brasileiros possui 24 pares de fibra óptica — cada um com capacidade para até 4 Tb/s, o que permitirá alta capacidade de internet para a população dos municípios atendidos. É esperado que pelo menos 59 municípios sejam atendidos por essa iniciativa do Ministério das Comunicações.
“Será feito um inventário de todos os equipamentos – ou seja, de tudo o que foi comprado e investido – para que todos os componentes sejam incorporados ao patrimônio do MCom. Em seguida, a estrutura será cedida às empresas participantes do consórcio que será responsável pela operação e manutenção da infovia”, esclareceu o ministro.
Está acompanhando as notícias sobre essa infraestrutura de rede? Conta pra gente, comente!
[ad_2]
Source link