Expansão da linha beneficiará mais de 15 mil passageiros e fará a conexão da região administrativa com outras áreas do Distrito Federal; ordem de serviço para o início imediato das obras foi assinada nesta quarta-feira, dia 19, pela vice-governadora Celina Leão. O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a ordem de serviço para o início das obras da expansão da linha de Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).
“É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos”, declarou Celina.
A extensão vai conectar a região administrativa a outras áreas do DF e levar até 15 mil passageiros a mais ao sistema. O investimento é de R$ 319 751 557,44, provenientes de recursos do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte a Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, duas novas estações serão construídas, cada uma com 7 mil metros quadrados.

As estações nº 35, na QR 111, e nº 36, na QR 117, ficarão nas proximidades de equipamentos públicos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro Olímpico e o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Ayrton Senna. Com a expansão, a 36 passará a ser a estação final do trecho de Samambaia.
A obra contempla ainda a construção de três viadutos, com passagens integradas para pedestres, e de quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação. Também haverá projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.
Com as obras prontas e a complementação da frota, o Metrô-DF vai passar dos atuais 180 mil passageiros por dia para 420 mil. Atualmente, a rede tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Transporta, em média, 180 mil usuários por dia.
Fonte: Agência Brasília (com adaptações)