Já está definida a atuação das forças de segurança, em conjunto com outros órgãos do Governo do Distrito Federal, durante o carnaval. Incluindo ações específicas para o período de folia, o Protocolo de Operações Integradas (POI) foi desenvolvido a partir de reuniões coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O material também contou com a participação de representantes de blocos carnavalescos e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Eventos próximos a áreas residenciais não poderão ultrapassar as 23h, em conformidade com a recomendação do MPDFT. Os blocos de rua terão funcionamento permitido até 1h. Ao todo, 112 blocos foram cadastrados para o período de 1º a 4 de março, sendo 54 no Plano Piloto e os demais distribuídos entre outras 17 regiões administrativas.
A Esplanada dos Ministérios concentrará grande parte dos eventos, motivo pelo qual as vias N1 e S1 serão interditadas de sábado, dia 1° até terça-feira, dia 4, diariamente, das 12h à 1h do dia seguinte. A via S2 permanecerá fechada todos os dias, sendo reaberta apenas na quarta-feira, dia 5. Outros pontos de folia incluem as asas Sul e Norte, o Eixo Cultural Ibero-americano e o estacionamento 12 do Parque da Cidade.
Os blocos com previsão de público acima de cinco mil pessoas foram realocados para fora das quadras residenciais, conforme recomendação do MPDFT. Assim, Galinho de Brasília, Concentra Mas Não Sai, Agoniza Mas Não Morre e Ventoinhas de Canudos foram transferidos de local. Os dois últimos funcionarão nas tesourinhas entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV, interditando a ligação entre as asas Sul e Norte no domingo e na terça-feira.

A concentração das equipes do Samu será nas proximidades do Teatro Nacional. Os eixões Sul e Norte permanecerão fechados ao trânsito de veículos durante todos os dias da festa. O planejamento elaborado para o carnaval 2025 integra o eixo 1 do programa Segurança Integral, com iniciativas voltadas para a construção de espaços seguros.
A folia será monitorada pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos e instituições do GDF voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. A segurança contará com monitoramento por câmeras e drones, ampliando a capacidade de vigilância de multidões e áreas de difícil acesso.
Durante o carnaval, as equipes do Detran-DF vão realizar grandes blitzes educativas nas cidades, com exposição de veículos sinistrados em caminhão Munck. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas serão abordados e receberão material educativo. Apesar de o principal foco da operação ser o combate à direção sob influência de álcool, outras infrações também estarão no radar dos agentes, como estacionamento irregular, uso do celular ao volante, deixar de dar preferência ao pedestre na faixa e não usar o cinto de segurança.
PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal vai empregar, diariamente, efetivo policial nos eventos no Plano Piloto e demais regiões administrativas com programação carnavalesca. O policiamento será reforçado com viaturas e efetivos a pé, do começo até a dispersão do público.
Haverá linhas de revistas nas proximidades dos blocos, com foco na retirada de objetos que possam comprometer a segurança dos foliões, como perfurocortantes. A ação terá apoio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Equipes especializadas também participarão do policiamento da Operação Carnaval 2025, como Cavalaria, Batalhão de Trânsito, Patamo, Rotam, Batalhão de Operações Aéreas (Bavop) e de Cães (BPCães).
Polícia Civil
A Delegacia Móvel da PCDF vai funcionar na Cidade da Segurança Pública, onde será possível registrar ocorrências policiais e o bloqueio de celulares roubados ou furtados. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também estará no local com os institutos de Identificação (II) – que servirá para identificação de pessoas, em casos da não apresentação de documentação pessoal em abordagens – e de Criminalística (IC), que realizará exames toxicológicos. As equipes trabalharão por meio da Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam).
Haverá reforço do efetivo nas delegacias da região central – 1ª e 5ª DPs, Delegacia da Criança e do Adolescente 1 (DCA I) e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I) –, assim como nas delegacias das demais regiões com festas previstas. Equipes da Divisão de Operações Especiais (DOE) e o Departamento de Polícia Especializada (DPE) realizarão rondas nas proximidades dos blocos, com objetivo de reprimir furtos e roubos, principalmente de celulares e no interior de veículos.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também atuará na prevenção de incêndios e contará com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar, circulando entre o público para uma resposta mais rápida, em caso de necessidade. A corporação atua de forma preventiva no carnaval, por meio de vistorias que antecedem os dias dos eventos.
Na Cidade da Segurança Pública, os bombeiros contarão com a Plataforma de Observação Elevada (POE), com câmeras de alta resolução e alcance acopladas, para melhor observação da movimentação do público. Os militares vão reforçar as ações por meio do posicionamento em pontos estratégicos, como Torre de TV e Parque da Cidade. Também haverá militares em blocos com maior previsão de pessoas.
Haverá efetivo específico para o período de carnaval. Grupamentos dos bombeiros localizados nas regiões administrativas, assim como os especializados, permanecem com os serviços ordinários, permanecendo de prontidão para reforçar
Por fim…
A SSP-DF inicia nesta semana uma campanha de conscientização para o carnaval do Distrito Federal. São cards e vídeos com temáticas sobre o respeito à diversidade, combate à violência de gênero, cuidados no trânsito – com ênfase no alerta de que álcool e direção não combinam – e cuidados com saúde nos dias de folia. O respeito à mulher é um dos principais temas das peças, que serão publicadas até o final do carnaval. O material ressalta a importância do respeito e canais de denúncia.
Fonte: Agência Brasília (com adaptações)