O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um pacote para reduzir o endividamento da população, que inclui a liberação de cerca de R$ 4,5 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida permitirá que trabalhadores utilizem até 20% do saldo disponível no fundo para quitar dívidas com instituições financeiras.
De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), a proposta será direcionada a trabalhadores com renda de até cinco salários mínimos. O objetivo é facilitar a renegociação de débitos e aliviar o orçamento das famílias, especialmente em um cenário de pressão econômica.
Recursos serão transferidos diretamente aos bancos após renegociação e autorização do beneficiário
Para garantir que os recursos sejam utilizados exclusivamente no pagamento das dívidas, o valor do FGTS não será repassado diretamente ao trabalhador. Após a renegociação, o montante será transferido pela Caixa Econômica Federal diretamente ao banco credor, mediante autorização do beneficiário.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que o governo pretende anunciar nos próximos dias, com foco na redução da inadimplência e no estímulo à economia. A estratégia também busca minimizar impactos inflacionários e melhorar a percepção econômica em meio ao cenário eleitoral de 2026.








