De Brasília, Harrison S. Silva
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados debate, nesta sexta-feira, dia 29, os impactos sobre os trabalhadores demitidos das empresas de telecomunicações Oi e Serede. A realização da audiência pública atende a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF).
“Torna-se imprescindível que esta Comissão promova um espaço institucional de escuta e diálogo, a fim de esclarecer os fatos, apurar responsabilidades e buscar soluções que garantam o cumprimento dos direitos trabalhistas.” Afirma a parlamentar brasiliense.
Segundo a parlamentar, o objetivo é discutir a situação de trabalhadores atingidos pelo processo de reestruturação e liquidação das empresas. Erika Kokay afirma que cerca de 5 mil trabalhadores teriam sido demitidos sem o pagamento das verbas rescisórias.
A deputada acrescenta que o debate deverá buscar esclarecimentos sobre os fatos, apuração de responsabilidades e alternativas para garantir os direitos dos trabalhadores. Tal geraria insegurança social e preocupação quanto ao cumprimento da legislação trabalhista.
Fonte: Agência Câmara (com adaptações)








