Eduardo da Fonte enviou R$ 2,7 mi em emendas a comunidade terapêutica

Os repasses foram identificados a partir de dados da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental; entenda

Foto: Reprodução

Ao longo dos anos de 2023 e 2024, o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) dedicou um valor considerável das suas emendas individuais ao patrocínio de comunidades terapêuticas vinculadas a aliados. Nesses dois anos, o deputado realizou sete repasses, no total de R$ 2,7 milhões, à Sociedade Assistencial Saravida.

Acompanhe

Michele é uma integrante recém-chegada ao PP na Câmara: ela era suplente até o mês de junho, quando assumiu a vaga de Clarissa Tércio, que se licenciou para dedicar-se às eleições municipais. A nova deputada e o marido são aliados próximos do deputado Lula da Fonte (PP-PE), filho de Eduardo. Lula, inclusive, fez uma doação para a campanha de Cleiton Collins em 2022. Michele e Cleiton são pastores do ministério Recuperando Vidas com Jesus, atuante em Recife (PE). No seu site oficial, a entidade afirma que conta com a estrutura de atendimento aos dependentes químicos em casas de recuperação instaladas por todo estado, a exemplo da Sociedade Assistencial Saravida.

Os repasses foram identificados a partir de dados da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental por meio do Portal da Transparência. Ao todo, foram sete emendas distribuídas por Eduardo da Fonte neste mandato, além doutros repasses menores na legislatura anterior.

O Congresso em Foco questionou o gabinete de Eduardo da Fonte sobre os motivos que levaram a destinar emendas parlamentares a uma instituição ligada aos seus colegas de partido. Os gabinetes de Michele e Cleiton Collins também foram acionados. O deputado destinou a entidade Saravida que tem 21 anos de atuação e já recebeu a visita de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), por entender ser merecedora desse incentivo para a continuidade do serviço sério e de qualidade realizado.

 

Fonte: Congresso em Foco e UOL (com adaptações)

você pode gostar também