Desnutrição entre pessoas idosas no Brasil é tema de debate na Câmara

No documento os parlamentares destacam que a desnutrição é considerada um grave problema de saúde pública; confira

Foto: Reprodução

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira, dia 9, as causas da desnutrição entre pessoas idosas no Brasil. O debate, solicitado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), será realizado no plenário 12, às 15 horas.

 

Deputados federais Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) | Foto: Reprodução
Deputados federais Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) | Foto: Reprodução

 

“A desnutrição em idosos não é apenas uma questão de falta de alimentos, mas também de acesso a alimentos nutritivos, conhecimento sobre dieta adequada, e suporte social. Fatores como isolamento social, dificuldades financeiras, doenças crônicas e limitações físicas contribuem para a insuficiente ingestão de nutrientes essenciais.” Analisam os deputados no requerimento do debate.

No documento em que solicitam o debate, os parlamentares destacam que a desnutrição é considerada um dos mais graves problemas de saúde pública que afetam os idosos. Levantamento da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral indica que quatro em cada dez pacientes internados em hospitais públicos sofrem de algum grau de desnutrição. Esse quadro agrava a saúde dos idosos, prolonga o tempo de internação e eleva os custos hospitalares.

A desnutrição está associada a diversas comorbidades, como a diminuição da massa muscular, comprometimento da imunidade e maior suscetibilidade a doenças infecciosas. Dados do IBGE informam que, em 2022, o Brasil ultrapassou 32 milhões de pessoas com 60 anos.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

você pode gostar também