Deputados pedem vistas da proposta que cria o Programa Moradia para Todos II

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (31) os deputados discutiram o projeto de lei ordinária enviado pelo Governo do Estado que cria o Programa Moradia para Todos II. A proposta objetiva criar mecanismos para facilitar a compra de materiais de construção para famílias com renda de até R$ 178 mensais. Os recursos podem chegar a até R$ 50 mil e cobrem reformas e construção de imóveis novos.

Por considerarem a pauta relevante, os deputados Francisco Limma (PT) e Ziza Carvalho (PT) pediram vistas e pretendem apresentar emendas na próxima reunião da CCJ.

O deputado João de Deus (PT) demonstrou preocupação com a questão da titulação dos imóveis que em muitos casos restringe os programas de moradia. Para o parlamentar, seria interessante estudar formas de garantir juridicamente o acesso de pessoas que residem em uma habitação há mais de 10 ou 20 anos às certidões necessárias para se beneficiarem do Moradia para Todos II.

O relator da proposta, deputado Nerinho (PTB), recomendou a aprovação do projeto e acatou duas emendas de autoria de João de Deus. Elas incluem no programa a possibilidade de reformar o teto das casas, além dos telhados, e benefícios para deficientes.

Também foi relatado pelo deputado Nerinho, projeto de lei enviado pelo Tribunal de Justiça (TJ-PI). Ele objetiva extinguir 125 cargos e criar 91 novos na estrutura do judiciário. O TJ-PI informou que a medida reduz custos com pessoal. Um terceiro projeto que Nerinho relatou tem autoria de Franzé Silva (PT). Ele amplia o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o transtorno do espectro autista. As matérias foram aprovadas na CCJ e seguem para as demais comissões.

De autoria do deputado Marden Menezes (PSDB), foi aprovada a inclusão do dia estadual dos profissionais de enfermagem forense no calendário oficial de eventos do Estado, que teve relatoria de Henrique Pires (MDB).

Segue para a Comissão de Administração Pública e Política Social mensagem do Executivo estadual com mudanças nas legislações referentes ao quadro complementar da Polícia Militar do Piauí relatada pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).

PLENÁRIO – Três projetos de lei relatados por Gessivaldo Isaías foram aprovados e vão direto para aprovação do plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Dois deles abrangem o reconhecimento de utilidade pública para a Associação Centro Olímpico Piauiense, por iniciativa de Georgiano Neto (PSD), e para a Associação dos Produtores Rurais e Agricultores do Vale do Gurguéia, de autoria de Francisco Limma. O terceiro é um projeto de decreto legislativo de Henrique Pires concedendo título de cidadão piauiense para o desembargador do Tribunal Regional Federal César Cintra Jatahy Fonseca.

 

CCJ aprova isenção de ICMS na compra de veículos pelas prefeituras

A proposta de isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços, Transportes e Comunicação) na aquisição de veículos automotores pelas Prefeituras Municipais piauienses foi aprovada nesta terça-feira (31) pela Comissão de Constituição e Justiça em reunião realizada sob a presidência do deputado Nerinho (PTB) na sala da CCJ.

O Indicativo de Projeto de Lei 29/21 foi proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), e recebeu parecer favorável do relator, deputado Francisco Limma (PT). A proposta segue agora para apreciação em Plenário.

A CCJ aprovou pareceres favoráveis do deputado Francisco Limma aos Indicativos de Projetos de Lei 137/21 e 32/20 dos deputados Dr. Hélio (Republicanos) e Marden Menezes (PSDB) que dispõem sobre a criação da Carteira Digital de Vacinação pela Secretaria Estadual de Saúde e sobre a definição de um piso salarial para os profissionais de educação física do serviço público estadual. As matérias serão apreciadas agora em plenário.

AMAMENTAÇÃO
Francisco Limma teve aprovados ainda pareceres favoráveis aos Projetos de Lei 121/21 e 130/21 de autoria dos deputados Franzé Silva (PT) e Henrique Pires (MDB) que tratam sobre o direito das mães amamentarem seus filhos durante a realização de concurso público estadual e do reconhecimento de utilidade pública da Academia Piauiense de Engenharia.
A proposta do deputado Franzé Silva será analisada pela Comissão de Administração Pública e Política Social, enquanto a proposição do deputado Henrique Pires seguirá para apreciação em plenário.

EXAMES – A CCJ aprovou Projeto de Lei Substituto do deputado Francisco Limma aos Projetos de Lei 144/20 e 45/21 das deputadas Flora Izabel (PT) e Teresa Britto (PV) que tratam sobre a instituição da Política de inclusão dos Testes Sorológicos para Covid-19 dentre os exames realizados no sangue coletado de doadores voluntários. A matéria segue para análise da Comissão de Administração e Política Social.

Também, foram aprovados pareceres favoráveis do deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) aos Projetos de Lei 158/21 e 159/21 de autoria dos deputados Gessivaldo Isaías e Francisco Limma que dispõem sobre a instituição da Política Estadual de Busca Ativa de Crianças e Jovens em Idade para Educação Básica Obrigatória e sobre a inclusão no calendário oficial do Estado do Dia da Paz e Conciliação a ser comemorado no dia 22 de julho.

 

FONTE: COMUNICAÇÃO ALEPI

você pode gostar também