O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) virou alvo novamente de uma deep fake em que aparece como garoto propaganda para divulgar um suposto programa do governo federal que dá benefícios a depender do final do número do CPF. A imagem do deputado já fora utilizada para o mesmo golpe numa página do Facebook, onde aparecia com outras pessoas.
“Infelizmente, criminosos se aproveitam da credibilidade da minha imagem para aumentar o sucesso de seus golpes, o que tem gerado um grande número de vítimas”, disse o parlamentar em nota.
Agora, no Instagram, a imagem de Nikolas foi veiculada por uma conta falsa do governo federal intitulada “governo8494”. A Secretaria de Comunicação do governo federal nega que o benefício existe. Na gravação, a imagem manipulada de Nikolas aparece diante duma câmera falando que se o CPF de alguém termina com os números 2, 5, 6, 1, 7, 9, 3, 0, 8 ou 4, essa pessoa teria o direito a receber de R$ 1 a R$ 6 mil de resgate.
O benefício, segundo o vídeo, seria em decorrência dum suposto vazamento de dados de milhões de brasileiros. O governo teria criado essa estratégia para indenizar a população. O comunicado acompanha um link, onde o usuário deveria incluir o número do respectivo CPF e descobrir quanto haveria de dinheiro disponível.
Fonte: Metrópoles (com adaptações)