Deputado Nikolas Ferreira é Acusado de Comentários Transfóbicos contra Erika Hilton

Foto: Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) direcionou comentários transfóbicos contra a deputada Erika Hilton (PSol-SP) durante uma audiência com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5/6). O episódio ocorreu em meio a uma discussão entre as deputadas Erika Hilton e Júlia Zanatta (PL-SC) sobre o uso de banheiros por pessoas trans.

Comentários Ofensivos

Durante o debate, Erika Hilton dirigiu-se a Zanatta com a frase: “Ultrapassada, vai hidratar esse cabelo, vai se cuidar. Pelo amor de Deus”. Em defesa da colega de partido, Nikolas Ferreira fez um comentário transfóbico: “Pelo menos ela é ela, uai”.

Repercussão nas Redes Sociais

Além dos comentários feitos durante a audiência, Júlia Zanatta utilizou as redes sociais para continuar ofendendo Erika Hilton, afirmando: “Eu penso que essa pessoa não se olha no espelho. O que mais me impressiona são as mulheres ali ao lado de risadinha e tal. Logo mais serão elas… Quando tentarem falar a verdade ou enxergar a realidade será tarde demais”.

Contexto e Consequências

Atualmente, a Câmara dos Deputados tem apenas duas representantes da comunidade trans, sendo Erika Hilton, eleita por São Paulo, e Duda Salabert (PDT-MG), eleita por Minas Gerais.

Decisão do STF sobre Transfobia

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que atos de transfobia sejam enquadrados como injúria racial, o que pode trazer consequências legais para os envolvidos nos comentários ofensivos.

você pode gostar também