Durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado estadual Amauri Ribeiro (PL) apresentou uma moção de repúdio ao governo federal em razão da indicação de Jorge Messias para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em discurso na tribuna, o parlamentar criticou duramente a escolha feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que a indicação teria caráter político. Segundo Amauri, o governo estaria “colocando mais um aliado” na Suprema Corte, o que, na visão dele, levanta questionamentos sobre a independência entre os Poderes.
O deputado também fez críticas ao histórico de posicionamentos atribuídos ao indicado, mencionando temas como liberdade de expressão, atuação institucional e decisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante a fala, Amauri Ribeiro questionou o papel do Senado Federal no processo de aprovação e apelou diretamente aos senadores para que analisem a indicação com cautela.A manifestação ocorre em meio ao processo de sabatina de Jorge Messias no Senado, etapa obrigatória para a confirmação de indicados ao STF. Após a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o nome ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa, em votação secreta.








