O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) encerrou o seu mandato à frente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, após dois anos de trabalho na presidência. Durante a sessão, ele deu posse ao novo presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), que comandará os trabalhos pelos próximos dois anos. Renan foi eleito por aclamação, depois de acordo firmado entre os partidos.

“Nunca se fez no Brasil uma racionalização do gasto público. Acho que hoje, mais do que nunca, precisamos fazê-la. Este ajuste poderia ser feito pela elevação da receita, mas ele tem que se fazer sobretudo pelo corte dos gastos públicos.” Disse Renan.
Vejamos
A CAE, uma das comissões mais produtivas do Senado, teve um desempenho expressivo sob a presidência de Vanderlan. No biênio 2023/2024, foram realizadas 127 reuniões e aprovados quase 300 Projetos de Lei. Ademais, a comissão analisou requerimentos, mensagens de crédito e indicações de autoridades, além de promover 45 audiências públicas sobre os mais diversos temas ligados à economia nacional.
Entre as atividades de destaque da CAE nesse período, estão a sabatina de 15 indicados para cargos na administração federal, incluindo o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, diretores do Bacen e membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Comissão também criou dois grupos de trabalho voltados à discussão da Reforma Tributária, contribuindo substancialmente para a melhoria da proposta.
Ao se despedir da presidência, Vanderlan destacou a importância da comissão e os avanços conquistados durante a sua gestão. O senador Renan Calheiros ficará na presidência da comissão entre 2025 e 2026.
Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)