Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Defesa de Mabel parte para ataque e pede cassação de Clécio Alves na Alego

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o advogado do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), Rannieri Lopes, confirmou que irá protocolar nesta segunda-feira (4) uma nova representação contra o deputado estadual Clécio Alves (PSDB) na Assembleia Legislativa de Goiás.

Segundo o advogado, o pedido inclui medidas como afastamento cautelar, cassação do mandato ou abertura de processo por quebra de decoro parlamentar.

“Preparei uma nova representação contra o deputado Clécio Alves. Vamos protocolar na segunda-feira, pedindo o afastamento cautelar dele, a cassação do mandato ou a quebra de decoro parlamentar”, afirmou.

A iniciativa tem como base o mais recente discurso do parlamentar na tribuna da Casa, quando Clécio voltou a levantar suspeitas sobre a gestão municipal, citando um suposto esquema envolvendo o programa de iluminação pública “Brilha Goiânia”.

De acordo com a defesa, o deputado teria afirmado em plenário que o prefeito estaria envolvido em negociações de propina relacionadas ao projeto.

“Ele foi ao plenário e afirmou que o prefeito estaria supostamente envolvido em negociação de propina no projeto Goiânia Brilha Mais”, disse Lopes.

O advogado também contestou declarações feitas pelo parlamentar sobre a atuação digital da prefeitura.

“Também falou sobre redes sociais, acusando o prefeito de usar influências para bombardear críticas contra ele. Isso é inverídico”, pontuou.

A defesa sustenta que o conteúdo do discurso ultrapassa os limites da crítica política e configura ataques pessoais com acusações graves sem apresentação de provas. Segundo Lopes, houve uso de expressões consideradas ofensivas, como “canalha”, “vagabundo” e “malandro”, além de insinuações sobre esquema de propinas e uso de influenciadores digitais.

“Ele proferiu palavras que atacam a honra subjetiva do prefeito Sandro Mabel, o que não condiz com o decoro parlamentar”, declarou.

Ainda conforme o advogado, o caso será encaminhado à Presidência da Assembleia por possível violação ao regimento interno, que prevê sanções em casos de abuso de prerrogativa parlamentar, incontinência de linguagem e conduta incompatível com o cargo.

A estratégia jurídica prevê duas medidas simultâneas: a representação formal no âmbito da Alego e um pedido direto ao presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), incluindo solicitação de direito de resposta.

Além disso, a defesa pretende requisitar a íntegra da sessão, com acesso à taquigrafia e ao vídeo oficial, bem como solicitar advertência formal ao deputado.

“Vamos solicitar a cópia da taquigrafia da Assembleia, o vídeo da sessão e pedir uma advertência ao deputado, já que ele tem reiteradamente quebrado o decoro com palavras inadequadas ao cargo”, afirmou.

Nos bastidores, a avaliação é de que o episódio reforça um padrão de comportamento do parlamentar, embora a nova representação esteja baseada exclusivamente no discurso mais recente.

Caso o pedido seja aceito, caberá à Assembleia Legislativa analisar se houve quebra de decoro parlamentar, podendo aplicar penalidades que vão desde advertência até suspensão de prerrogativas e, em casos mais graves, a cassação do mandato.

Autor