De autoria de Silvye Alves, proposta aumenta pena de injúria racial

O PL muda a lei que define os crimes de preconceito de raça e cor; veja

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, dia 15, o Projeto de Lei que aumenta a pena de injúria racial se o crime for cometido contra mulher e pessoa idosa. O texto será enviado ao Senado.

De autoria da deputada Silvye Alves (União-GO), o Projeto de Lei 5701/23 foi aprovado com parecer favorável da deputada Daiana Santos (PCdoB) e muda a lei que define os crimes de preconceito de raça e cor (7.716/89). Segundo a proposta, a pena base de reclusão de 2 a 5 anos e multa será aumentada de ½ a ⅔ se o crime for praticado contra idosos ou contra mulher.

 

Injúria racial reúne todos os elementos necessários à sua caracterização como uma das espécies de racismo | Imagem: Reprodução
Injúria racial reúne todos os elementos necessários à sua caracterização como uma das espécies de racismo | Imagem: Reprodução

 

Na lei, a pena prevista abrange ainda a injúria por ofensa da dignidade ou do decoro em razão de cor, etnia ou procedência nacional. A tipificação desse crime foi incluída pela recente Lei 14.532/23. O único agravante previsto atualmente é quando o crime for praticado por duas ou mais pessoas em conjunto, com pena aumentada da metade.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

você pode gostar também