O trabalho do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional pode envolver toques e diálogos sobre questões delicadas com os pacientes. Para garantir o atendimento respeitoso e a prevenção de desconfortos, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito-6) orienta a adoção de boas práticas. A diretora secretária do Crefito-6, Dra. Francilena Bessa, comenta que é preciso ter vários cuidados, para garantir o atendimento seguro e respeitoso.
“Agir com ética, respeito e transparência protege o paciente e o profissional. Cuide bem de quem confia em você.” Disse a Dra. Francilena Bessa.
Antes de qualquer exame físico, é necessário explicar detalhadamente o que será realizado, com a autorização do paciente. O ideal é que ele assine um termo de consentimento livre e esclarecido. A seguir, orientações para um atendimento ético e seguro:
- Explique ao paciente cada etapa do exame físico e peça autorização antes de continuar;
- Respeite sempre o consentimento e a autonomia do paciente;
- Ofereça a possibilidade de um acompanhante ou profissional na sala, quando necessário;
- Use linguagem neutra, mantenha o foco na saúde do paciente e evite comentários pessoais;
- Documente todos os procedimentos de forma detalhada, incluindo o consentimento do paciente.
Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)