Cinco anos da pandemia de Covid-19: deputados nos lembram do caso

O Distrito Federal foi a primeira UF a implementar medidas de distanciamento social no Brasil; confira

Foto: Reprodução

Deputados relembraram nesta terça-feira, dia 11, os cinco anos da declaração, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da Covid-19 como uma pandemia. Para o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), a pandemia foi um momento muito duro e trágico da humanidade.

 

Deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) | Foto: Reprodução
Deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) | Foto: Reprodução

 

“Naquele mesmo março de 2020, esta Câmara precisou fazer sessões virtuais, tivemos as primeiras capitais fechando o comércio, diminuindo a aglomeração de pessoas e tivemos o então presidente Jair Bolsonaro dizendo que a pandemia não passaria de uma gripezinha”, lembrou.

O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que foi secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul de 2019 a 2022, afirmou que a pandemia foi um período de incerteza, desafio e lutas, mas também de aprendizado e união.

 

Deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) | Foto: Reprodução
Deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) | Foto: Reprodução

 

“Famílias inteiras tiveram suas rotinas e seus sonhos interrompidos pela perda de entes queridos, que deixaram milhares de filhos sem pai, mãe, avós, amigos e colegas, marcando o nosso país pela dor e pela superação”, disse ele.

Covid 19 é uma infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A doença é potencialmente grave, altamente transmissível e espalhou-se por todo o mundo. Ao todo, mais de 715 mil brasileiros perderam suas vidas e milhares doutros seguem enfrentando sequelas da Covid-19.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

você pode gostar também