Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Câmara recua de obrigatoriedade e transforma tomadas em ônibus em “diretriz”

Ora, relator diz que lei federal não pode impor regra a municípios; entenda

De Brasília, Harrison S. Silva

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que incentiva a instalação de tomadas e outras tecnologias de conforto em ônibus de transporte público coletivo. O relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG), optou por retirar a obrigatoriedade de instalação prevista no texto original – Projeto de Lei 8089/14, do Deputado Aureo (Solidariedade-RJ).

 

O deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) é o relator do PL | Imagem: Reprodução
O deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) é o relator do PL | Imagem: Reprodução

 

A legislação federal deve evitar interferências em atribuições municipais para não criar regras inconstitucionais.” Pontuou o relator [Diego].

A ideia do projeto original era facilitar o uso de celulares e tablets pelos passageiros durante as viagens. O novo texto altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana para permitir que cada município regulamente como essas tecnologias serão adotadas nos seus contratos de concessão, respeitando a autonomia local.

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. A ideia é transformar a medida numa diretriz nacional para estimular prefeituras e empresas a modernizarem as suas frotas.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

Autor