Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Câmara de Goiânia aprova projeto que incentiva usinas solares para recarga de veículos elétricos

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (15), um projeto de lei que estabelece diretrizes para a instalação de usinas solares destinadas ao abastecimento de estações de recarga de veículos elétricos em espaços públicos da capital.

A proposta tem como objetivo ampliar a infraestrutura voltada à mobilidade elétrica, ao mesmo tempo em que incentiva o uso de energia limpa e a redução de custos operacionais. A iniciativa acompanha uma tendência global de transição energética, com foco em soluções sustentáveis no ambiente urbano.

Para viabilizar a implantação das usinas fotovoltaicas e dos pontos de recarga, o texto autoriza o Município a firmar parcerias com a iniciativa privada e com organizações da sociedade civil. A medida abre espaço para modelos de cooperação que podem acelerar a execução do projeto sem impactar diretamente os cofres públicos.

O projeto também estabelece critérios que deverão ser observados na implementação das estruturas, como sustentabilidade ambiental, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e integração adequada ao espaço urbano.

Autor da proposta, o vereador Coronel Urzêda destacou que a medida busca democratizar o acesso à recarga de veículos elétricos e híbridos na cidade. Segundo ele, a iniciativa pode contribuir para tornar Goiânia mais preparada para o crescimento desse tipo de frota nos próximos anos.

Com a aprovação em segunda votação, o projeto segue agora para sanção do Executivo municipal. Caso seja sancionada, a nova legislação deverá orientar futuras políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável na capital goiana.

Autor