Brasília completa 66 anos nesta terça-feira, dia 21. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, durante a gestão de Juscelino Kubitschek (1902-1976). O que os políticos têm a dizer?
A governadora do Distrito Federal e pré-candidata ao governo da capital federal pelo PP (Progressistas), Celina Leão, disse que Brasília “tem que estar na vanguarda, cuidando de saúde, educação e segurança”. O pré-candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), Ricardo Capelli, afirmou que muita coisa mudou em Brasília desde 1960, mas ainda é preciso melhorar outros pontos, especialmente a saúde
O pré-candidato ao governo do Distrito Federal pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Leandro Grass, disse que Brasília tem muita diversidade, com a junção de diversas regiões do Brasil.
“A capital de um país é sempre o exemplo do país. Brasília precisa voltar a ter isso. Quando foi planejada, era para que pudesse dizer ao Brasil qual o rumo certo e hoje está um pouco sem rumo. É preciso que isso seja recuperado.” Pontuou Grass.
O pré-candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSD (Partido Social Democrático), José Roberto Arruda, afirmou que Brasília mudou o Brasil. Arruda disse, porém, que há muita desigualdade na capital federal e que é preciso mudar esse cenário.
“Isso se faz com políticas públicas de investimento na infraestrutura urbana, nas políticas de complementação de renda e com a escola de educação integral.” Declarou Arruda.
Rodrigo Rollemberg, deputado federal e ex-governador do Distrito Federal pelo PSB, afirmou que Brasília é uma “cidade deliciosa”, e exaltou o projeto urbanístico de Lúcio Costa. Por outro lado, Rollemberg afirmou que a desigualdade é o principal desafio de Brasília, à qual expressa o Brasil duma forma bastante profunda, e que é preciso assegurar às cidades-satélites a mesma qualidade de vida.








