A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (14), o Projeto de Lei 276/2020, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), que institui o “Dia Estadual dos Aventureiros”, no calendário oficial do Maranhão, a ser comemorado, anualmente, no quarto sábado do mês de maio. Conforme o PL, a data instituída passará a integrar o calendário oficial para eventos culturais e religiosos.
O Clube de Aventureiros é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e propõe reunir, sem seletividade quanto à religião, raça e cor, crianças e adolescentes de toda e qualquer origem para fins instrutivos, valendo-se não somente de atividades recreativas, mas visando à realização de trabalhos comunitários. Foi criado em 1972, em Washington (EUA), e está presente no Brasil há mais de 28 anos. É focado em auxiliar na educação de crianças na faixa etária de 6 a 9 anos.
Equipe
Em sua justificativa, Duarte Júnior destaca a importância do clube e faz um breve histórico de suas atividades. “Os aventureiros (nome dado às crianças integrantes desse clube) trabalham em equipe, procurando ser úteis à comunidade. Eles também participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes”.
Segundo o parlamentar, no Maranhão, o quantitativo infantil atinge mais de seis mil aventureiros. Como forma de incentivo e promoção a essa iniciativa formadora de caráter, comemora-se o Dia Mundial do Aventureiro no quarto sábado de maio. “O clube busca, também, conduzir os juvenis à compreensão de seu valor individual e à descoberta de seus dons, capacitando-os para uma vida de serviço e amor ao próximo, enquanto proporcionam oportunidades de confraternização entre pais e filhos”, disse.
Deputado Duarte Júnior prestigia ações do programa ‘Dívida Zero’
O deputado estadual Duarte Júnior (PSB) prestigiou, nesta terça-feira (14), as ações do programa ‘Dívida Zero’, lançado pelo Procon-MA. A iniciativa, fruto da Indicação 2574/2021, de autoria do parlamentar, é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Maranhão, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE).
A ação, que se baseia na Lei 14.181/21, objetivando devolver crédito e poder de compra a consumidores endividados, acontece até 30 de setembro no Shopping da Ilha, em São Luís. Um novo posto de atendimento será aberto no Pátio Norte Shopping, na Estrada de São José de Ribamar, dia 20 de setembro.
De acordo com Duarte, além de garantir às pessoas o direito de acesso ao crédito, o programa potencializará a economia estadual. “Essas ações foram pensadas para que os consumidores possam quitar suas dívidas. Ao mesmo tempo, favorece o aumento da receita das empresas”, disse.
Inicialmente, as atividades estão sendo realizadas somente em São Luís. Posteriormente, serão estendidas a outras cidades maranhenses. Os consumidores poderão negociar débitos com várias empresas e parcelar o pagamento em até cinco anos. O valor da parcela não poderá comprometer mais de 35% de sua renda mensal.
Endividamento
Para a presidente do Procon, Karen Barros, o ‘Dívida Zero’ poderá mudar a realidade de mais de 80% das famílias maranhenses, que se encontram endividadas. “É importante realizar essa ação nesse período de pandemia, pois muitas pessoas estão passando por dificuldades econômicas e essa iniciativa permite que elas consigam equacionar suas dívidas e, a partir daí, prover seu sustento”, frisou.
Para participar do programa, o consumidor deverá se dirigir a um dos locais de atendimento no Shopping da Ilha ou Pátio Norte Shopping (a partir de 20 de setembro), de segunda a sábado, das 12h às 20h, levando documentos pessoais, comprovante de residência, comprovante de renda e outros que possam identificar a dívida.
FONTE: COMUNICAÇÃO ALEMA