Aprovada carteira digital aos beneficiários do transporte rodoviário no MS

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram seis matérias durante a sessão plenária mista desta terça-feira (14), na Ordem do Dia. Em segunda discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 104/2021, e autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que acrescenta os parágrafos 5º e 6º ao artigo 4º da Lei 4.086, de 20 de setembro de 2011, que dispõe sobre a concessão de gratuidade e ou de desconto no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul, em benefício das pessoas idosas e ou com deficiência.

Na prática, o projeto disponibiliza a Carteira de Identificação de forma digital gratuitamente, quando houver interesse por parte do beneficiário, com foto e validade independentemente da apresentação de outro documento, e segue à redação final, sua última votação em plenário.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de lei 59/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui a Campanha Jovem Doador. A campanha consiste no incentivo à doação de sangue e medula óssea, para aumentar o estoque e atender ao grande aumento da demanda durante o período de férias, e festas de fim de ano. O projeto será debatido e votado em segunda discussão.

Duas matérias de autoria do Poder Executivo foram aprovadas em primeira discussão, ambas serão analisadas em segunda votação. O Projeto de Lei 243/2021, que autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul a doar, com encargos, aos parceleiros do assentamento Carlos Roberto Soares de Mello, os imóveis que especifica, no Município de Sonora-MS; e o Projeto de Lei 247/2021, que institui o Programa Cidadania Viva, em Mato Grosso do Sul, para os fins que especifica, e dá outras providências.

Discussão única

Aprovados também em discussão única dois projetos de resolução de autoria do deputado Renato Câmara. O 26/2021 e o 27/2021 que concedem a Comenda do Mérito Legislativo. As matérias seguem à promulgação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Tramitação

Foi aprovada por acordo de líderes a inclusão na pauta da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR), para dar celeridade à tramitação dos projetos entregues nesta manhã (14), pelo Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) em reunião com os deputados estaduais e o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB). Saiba mais, clicando aqui.

 

Leis: Duas entidades sociais são declaradas de Utilidade Pública Estadual

Imagem: As novas leis são de autoria dos deputados estaduais Amarildo Cruz e Paulo Corrêa

O governador Reinaldo Azambuja sancionou a Lei 5.715, que declara de Utilidade Pública Estadual a Colônia dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Anastácio, MS, z18, Claudio Valério da Silva. A nova norma é de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT).

A entidade atua sem fins lucrativos, com a finalidade de orientar e transmitir aos seus associados às determinações e resoluções do Ministério da Pesca e Aquicultura, do IBAMA, da Diretoria dos Portos e Costas, da Marinha, da Federação dos Pescadores e da Confederação Nacional dos Pescadores.

Já a Lei 5.716, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), concede o título à Casa Dona Conceição Caminho do Bem, com sede do município de Paranaíba. A entidade tem a finalidade de acomodar pessoas com deficiência física, mental e intelectual, auxiliando a superar os obstáculos diários, incentivando a convivência entre os membros da família e fortalecendo os vínculos por meio de tarefas lúdicas.

FONTE: COMUNIAÇÃO ALEMS

você pode gostar também