A Casa do Povo debate demissões no Basa

O Banco da Amazônia (Basa) é uma empresa de economia mista.

 

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados do Brasil discutiu ontem, dia 25, as demissões ocorridas no Banco da Amazônia (Basa). O debate foi solicitado pela deputada VIVI REIS (Psol-PA) e o Portal Política teve assento no plenário para realizar a cobertura; acompanhe.

Deputada federal pelo Estado do Pará Vivi Reis discutindo a importância dos bancários

 

Ela [Vivi] explica que o Banco da Amazônia (Basa) é uma empresa de economia mista com sede em Belém (PA) e atuação em todos os Estados do Norte, além do Maranhão e Mato Grosso. “O Basa tem na sua essência ser o principal agente de fomento ao desenvolvimento econômico e social da Amazônia”, explicou a parlamentar da audiência. Segundo ela, apesar do banco ter alcançado resultados financeiros positivos nas últimas três décadas, a administração da instituição decidiu desligar os funcionários do chamado quadro de apoio, sem nenhum tipo de mediação direta ou via entidade representativa.

Deputada Federal Vivi Reis - Portal da Câmara dos Deputados

Deputada federal VIVI REIS (Psol-PA)

 

Consoante a deputada, a administração do Basa sustenta, entre outros motivos, que a decisão se baseia em portaria do Ministério da Economia e que não há como rever o posicionamento.

 

O Basa

Banco da Amazônia S.A. (Basa) é um banco brasileiro constituído na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil como maior acionista. Inicialmente, o seu objetivo era reativar a atividade seringueira, matéria-prima da borracha. O banco foi fundado durante a Segunda Guerra Mundial por Getúlio Vargas sob o nome de Banco de Crédito da Borracha e a sua sede está situada na Avenida Presidente Vargas, em Belém do Pará. É associado à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seu código de compensação é o 003.

 

Durante a audiência

 

Foram convidados para debater o assunto o presidente do Basa, Valdecir José de Souza Tose, e representantes da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia e dos sindicatos dos bancários do Pará, do Amazonas e do Maranhão.

 

Para entender a sociedade de economia mista

A sociedade de economia mista é uma sociedade na qual há colaboração entre o Estado e particulares, ambos reunindo recursos para a realização duma finalidade, sempre de objetivo econômico. Para tanto, ela está compreendida dentro da chamada empresa estatal ou governamental e, por estarem compreendidos dentro desta concepção ampla, é necessário analisar os traços comuns entre empresas públicas e sociedades de economia mista. Importa frisar é que empresas públicas e sociedades de economia mistas foram criadas para auxiliar a atuação do Estado, razão pela qual no exercício deste mister buscam interesses que transcendem aqueles meramente privados.

 

 

Harry [@harry86_]

você pode gostar também